O estresse é uma “exaustão física ou emocional provocada por várias e distintas razões, seja por sofrimento, doença, cansaço, pressão, trauma. Caracterizado pela perturbação da homeostasia (equilíbrio), que leva o organismo a se adaptar através do aumento da secreção de adrenalina”.
O impulso gerado pelo evento estressor parece intransponível para quem está experienciando o evento, minutos podem parecer horas, dias podem parecer anos. Então esteja atento porque seu corpo sempre vai lhe enviar alertas
e por favor, se permita sentir o que é apresentado e leve essa situação estressora e os sintomas que você sente no corpo físico para o seu Terapeuta. Busque técnicas de ressignificação para limpar essa memória estressante.
A interação da pessoa com o meio estressor causa-lhe uma percepção subjetiva ao evento, e logo o instinto de luta ou fuga é acionado e corpo começa a liberar uma quantidade exagerada de adrenalina para induzir o ser à AÇÃO, mas esta AÇÃO não ocorre e o corpo que foi projetado para AGIR, entra em colapso reprimindo as emoções internalizando acumulando as substâncias químicas no organismo.
O que deveria ser uma defesa se torna um pesadelo, ao invés de usar o potencial da nossa mente, nos limitados a mente primitiva dos nossos ancestrais que outrora precisaram desse gatilho, estamos tão intoxicados que qualquer evento é o suficiente para causar excesso de suco gástrico no estomago, tensão nos músculos, dor de cabeça, irritação, impotência, fragilidade e tantos outros sintomas relacionados a má gestão do eu!
Como mudar a percepção sobre as coisas estressantes
Primeiro, os sintomas físicos e emocionais servem como um alerta, “quando a boca cala o corpo fala”, então seja grato até mesmo pelo mal estar que você está sentindo, seu corpo está lhe dizendo que você precisa tomar uma atitude, algo precisa mudar em relação a esse evento toxico.
Em segundo lugar, qual o ganho de alimentar esses pensamentos que te intoxica todos os dias? Qual o benefício secundário de continuar a sentir-se mal no trabalho, no casamento, com os amigos, na religião, com a família? Esse estresse tem alguma relevância?
Além disso, você já pensou em soltar essas situações que lhe oprimem? Já imaginou o benefício de viver sem essa intoxicação…
Certamente é totalmente possível diminuir o estresse e ficar calmo, te encorajo a estar aberto para o novo, porque o estresse é opcional e no momento que você ter clareza de mente e ver que você é mais importante do que tudo, nada que seja externo vai lhe abalar.
Além do mais, o acumulo de questões mal resolvidas ao longo do dia só trará impactos negativos no seu corpo, Reprimir sua insatisfação com a realidade, fará o seu corpo gritar a ponto de adoecer.
Como surge os problemas de saúde
Não demorou muito, as células dela responderam ao pensamento de angústia e criaram um câncer, sim, as células de defesa perderam a força porque o foco estava na polaridade negativa e logo as células doentes se multiplicaram criando o câncer, para resumi, ela fez o tratamento recomendado pelo doutor Chopra juntamente com a quimioterapia e rapidamente ficou curada, os médicos não acreditava na recuperação, porque não era possível no caso dela.
Meses após a cura, ela voltou a ter os pensamentos que assaltavam suas noites de sono, medo de perder o marido para uma americana, e os sintomas do câncer retornaram. Isso comprova que a mente cria a nossa realidade, há vários relatos nesse precioso livro que deixa bem claro que temos todo o poder, seja para criar o extraordinário, seja para criar o caus.
Tudo está relacionado ao que você pensa
Em suma, tudo está relacionado à como pensamos, sentimos e agimos com relação as questões da vida. Então escolha ficar calmo diante da adversidade, questione o que você sente sempre.
As situações incontroláveis, você não pode mudar. Aceite que não aceita a situação e mude seu foco. Cultive a polaridade neutra diante do incontrolável, suas células merecem respeito e amor.
O universo só entende os sentimentos, der coisas boas e elas voltaram para você, der coisas más e elas também retornarão. Escolha observar a forma como você se senti e aja, para mudar o que estiver incongruente na sua vida.
Você pode usar as palavras de limpezas de memorias do Ho’Oponopono: Sinto muito, me perdoe, eu te amo, obrigada. E transmutar esse estresse da sua vida. Seguindo essas dicas, você ficará calmo, em paz com o mundo.
Outra prática que recomendo é a Terapia do Campo do Pensamento, o TFT. Descubra em poucas sessões terapêuticas como ser uma pessoa calma independente do que aconteça.