O chá durante muitos anos, foi o principal tratamento das doenças. Quando a industrialização começou, implementou a grande indústria farmacêutica banindo o uso das plantas medicinais.
Todavia, é de extrema importância guardamos esse conhecimento, pois não sabemos exatamente como os medicamentos químicos são criados. Tudo que se sabe, é que o efeitos colaterais, tem devastado vidas.
O objetivo desse conteúdo é esclarecer os tipos de chá e ensinar a preparar de forma prática, com segurança e eficiência.
Tipos de Chá Medicinal
- Maceração – Indicado para plantas suculentas, raízes suculentas e flores frescas. Modo de preparo: Coloque a planta em um pilão especifico para isso, acrescente um pouco de água e amasse bem, em seguida, adicione o restante da água e deixa descansar por 30 minutos.
- Infusão – Indicado para folhas frescas, flores secas e frescas, frutos carnudos e plantas em pó. Modo de preparo:
Coloque a água para ferver, adicione a planta medicinal, desligue o fogo, tampe a panela. - Decocção – Indicado para plantas secas, cascas, sementes, raízes
Modo de preparo:
Leve ao fogo a água e a planta, quando levantar fervura, aguarde 2 minutos e desligue o fogo. Tampe a panela.
Vale ressaltar que em qualquer forma de preparo, o armazenamento das doses restantes, devem ser guardadas na geladeira para evitar oxidação. Siga sempre o protocolo do seu Terapeuta
Segue as proporções seguras de Cada Planta Medicinal, para uma xícara de água, você vai precisar de:
- Planta Fresca: 1 colher de sopa
- Planta Seca: 1 colher de Sobremesa
- Casca de árvore (bem picada): 1 colher de sobremesa (rasa)
- Pó da Planta: 1 colher de chá
Aumente a proporção de acordo com sua necessidade. Exemplo, 3 xícaras por dia, será 3 colheres de cada planta, conforme as porpoções acima.
Também é possível extrair as propriedades das plantas por meio de alcool de cerais e vinagre., nesse caso, você usaria um conta-gotas. A posologia, dependerá do seu problema de saúde e protocolo do terapeuta.
Te convido a começar um tratamento natural, podemos ajustar sua saúde mental, emocional e física com as plantas medicinais. Agende seu processo terapêutico para se livrar desse problema que tanto te incomoda.