Preciso compartilhar meu relato, para que você entenda que até um profissional de saúde está sujeito a se deixar levar pela depressão. Outrora, pensava que deveria ser perfeita, que era errado ficar doente, sofri por não querer admitir que estava depressiva. Hoje entendo que o desequilíbrio emocional, hormonal, perda de um familiar, raiva reprimida, intoxicação e falta de nutrientes, causam depressão.
Te convido a entender a dor da alma, a dor de ter que existir nesse mundo e, ao mesmo tempo de se sentir impotente diante do caus mental e da falta de energia para seguir em frente.
Um depressivo tem pensamentos negativos sobre tudo. Vive em constante sensação de que está sendo perseguido, de que algo ruim vai acontecer. Além disso tem falta de concentração, medo, nervosismo, tensão muscular, preocupação excessiva, dificuldade para dormir ou muito sono, dor, aperto no peito, arritmia cardíaca, falta de ar, fraqueza, cansaço, pânico, não vê motivos para viver, vontade de ficar sozinho, de chorar até morrer…
Ufa… São tantos sintomas e, eu os conheço bem!
E se eu te disser que ocorreram duas situações marcantes na minha vida que me fizeram experiencia a depressão por DUAS VEZES, você acreditaria? Foi duro mais superei e de maneira rápida e fácil, agora estou aqui para relatar.
Primeira experiencia com a depressão
O primeiro estado depressivo que tive foi aos meus 23 anos, eu trabalhava em uma empresa de hotelaria onde meu trabalho não era reconhecido e para piorar meu declínio emocional eu descobrir várias traições do meu ex algumas semanas antes de assinar o contrato de compra dos materiais para construção da nossa casa.
Verdadeiramente, há uma explicação para que isso tenha acontecido comigo, pois me lembro de ouvir meus colegas de trabalho comentado uns com os outros como traiam as esposas, era aterrorizante ouvir, pois, eu tinha base evangélica, fui ensinada que o casamento é para sempre. Não demorou muito, comecei a pensar que tudo o vivia no meu relacionamento “perfeito” era um engano. Era bom demais para ser verdade.
Logo comecei a pensar “ele também me trai, estou sendo passada para trás”, e aos poucos fui alimentando esses pensamentos e não demorou muito descobri as traições, terminei com ele assim que descobri. Foi fácil terminar e muito difícil manter a decisão, meu mundo desabava todos os dias. Me afastei de todos os meus amigos e me isolei, pensei que ficarei bem isolada no meu quarto onde podia chorar a vontade, e assim começou minha experiencia com a depressão.
A minha autoestima estava no chão, as emoções negativas um turbilhão, minha situação só piorava. Para tentar ocupar minha mente, me matriculei no curso de Administração de Empresas presencial. A faculdade ficava 53 km da minha casa, era uma correria só pois trabalhava, fazia aula de inglês e em seguida corria para faculdade. Três meses vivendo assim, passei a ser extremante ansiosa, auto crítica, perfeccionista e intolerante…
Fui mais longe no auto engano e passei dois longos anos oferecendo um sorriso falso, sofria demais calada, estava depressiva e não sabia.
A depressão me fez desistir da vida
Nesse meio tempo tentei suicídio umas cinco vezes, pois nada tinha sentido, eu detestava viver, desconfiava de todo mundo, estava sempre insegura e com medo. Me sentia uma inútil. Sem futuro.
Sentia que era perseguida, observada. Além disso tinha ataques de pânico sempre que precisava ir ao mercado, tinha medo de encontrar a pessoa que “destruiu meu mundo”, o pânico se estendeu para o trabalho, sempre que eu estava chegando perto, passava muito mal. Meu corpo só gritava, eu não suportava mais viver daquele jeito.
Um dia conversando com um colega da faculdade, que por sinal estava sempre sorrindo, perguntei como ele conseguia ser daquele jeito, ele contou sua história de vida e, comentou que fazia varias atividades e dentre elas, acompanhamento terapêutico.
Eu nem consegui acreditar, pensava que terapia era para loucos, rsrs. Mas vindo dele, pensei na hipótese e passei alguns dias refletindo sobre a conversa, afinal, já me considerava deslocada, tudo era novo, estranho e me causava mal-estar.
terapia online ajuda a superar a depressão
Embora tudo em mim estivesse fora de controle, mesmo assim demorei muito para marca uma consulta. Marquei e cancelei três vezes, na quarta vez fui e, sai do consultório pior ainda, chorando muito.
A psicologa fez apenas perguntas, não me deu alivio, apenas aflorou mais ainda o que eu sentia, mesmo assim voltei lá umas 3 vezes, e da última vez perguntei quando eu iria melhorar, ela disse “o tratamento é longo, talvez em seis meses você note uma melhora”, fiquei tão frustada que sai da sala sem terminar a consulta e nunca mais voltei lá.
Eu desejava morrer todo dia, me sentia super mal com minha vida e ainda tive que escutar que talvez eu melhorasse daqui a seis meses. Aquilo não dava para mim, eu precisava de algo rápido, efetivo, algo que me trouxesse alívio de tudo o que sentia.
Comecei a culpar meu trabalho pela perda do relacionamento e passei a me sentir ainda pior, sentia dor no estômago, dor nas costas, tinha crises de enxaquecas, vivia a flor da pele. Sentia que aquela empresa piorava meu estado, eu não queria mais trabalhar ali. Passei a ter a convicção que aquele lugar arrancara o meu relacionamento perfeito. A minha experiencia com a depressão ficava cada vez mais incontrolável.
Algo me mostrou que era possível superar a experiencia com a depressão
Eu estava a beira de enlouquecer, fui para o Google buscar uma forma eficiente para sair daquilo, li várias “abobrinhas”, quando estava desistindo de tudo, pensando que não tinha jeito para mim, o Criador me mostrou o site do Equilíbrio Continuo, li todos os artigos e baixei o manual de EFT e comecei a estuda-lo e aplica-lo.
As emoções se intensificaram, eu não entendia, era para ficar melhor, em paz, e em cada batidinha ficava pior. Chorei muito calada, não queria que ninguém soubesse o que eu estava passando. Minha família não iria entender, eu não tinha amigos com quem pudesse contar.
Embora eu não estivesse sentindo melhora com o EFT, eu sabia que tinha algo poderoso ali. Decidi ir em busca da origem, encontrei a Psicologia Energética. Fiquei neurótica pela cura natural e fui mais a fundo, encontrando o TFT. Eu realmente queria superar aquela experiencia com a depressão, passei a estudar nos horários vagos do trabalho, a caminho da faculdade, virava a noite estudando, verdadeiramente eu queria sair daquela experiencia negativa.
Como a Terapia online me tirou da depressão suicida
Busquei e encontrei uma terapeuta TFT, marquei a consulta e tudo, como um passe de mágica mudou. Na primeira sessão, senti que o aperto no peito e peso nos ombros tinham evaporado, dormir bem a noite toda. Isso foi maravilhoso pois antes eu tinha pesadelos e acordava de sobre salto por causa das dores físicas e saudades do ex.
Na mesma semana do tratamento, eu passei a me sentir diferente, passei a agir diferente, estava mais forte emocionalmente. Fiz mais quatro sessões e me curei de muita coisa, assim tive forças para trilhar sozinha, comecei a estudar Psicologia Energética e Física Quântica, logo senti o chamado para facilitar a cura das pessoas e fiz o curso de TFT para me especializar.
Mas a história não finaliza aí, depois de dois anos, estudando muito sobre a Mente humana e Física Quântica… Bum, novamente estava na montanha russa da emoção, caí na ansiedade que logo virou depressão e eu nem percebi.
Esta segunda fase de experiencia com a depressão ocorreu porque não resolvi as questões reprimidas sobre a empresa que eu trabalhava, além disso, eu estava terminando a faculdade, especialização em TFT, aula de inglês e ainda trabalhando. Não tinha tempo para mim.
Não espere o apoio da sua família
Desde de 2017 eu sabia que deveria largar o emprego, mas neglicenciei isso para agradar a minha mãe. Ela afirmava veementemente que a empresa que eu trabalhava era a melhor do mundo, que eu deveria continuar lá e terminar a faculdade e esquecer esse negócio de terapia.
O interessante é que ela sabia o quanto aquela empresa me prejudicava, várias vezes no mês eu ligava para ela no horário do expediente passando mal, chorando muito, dizendo que precisava sair dali, ela mandava eu me acalmar e dizia que eu só sairia quando Deus quisesse, ela não visava meu bem-estar, ela se preocupava apenas com minha vida financeira e sua ideologia religiosa.
A voz dela se repetia todos os dias na minha cabeça, eu não tinha coragem de tomar uma decisão e sair dali e, fui aos poucos adoecendo. Sentia uma dor indescritível nas costas, principalmente quando estava no trabalho, aquela dor piorava a cada dia, nada curava aquilo.
Para piorar, aquele era o último semestre da faculdade e “precisava” concluir, mas não sabia se aguentaria mais seis meses naquele trabalho infernal.
Segunda experiencia com a depressão
Até que ponto você vai estragar sua vida por causa de uma crença? Meu corpo gritou, gritou até eu não aguentei mais segurar e fui para várias emergências, acabei ficando internada por 19 dias, os médicos me viraram do avesso e não achavam NADA, isso piorou mais ainda meu estado, não tinha um diagnóstico para mim.
Tive que menti dizendo que estava melhor para receber alta e tentar outro tratamento, até hoje eles não sabem o que eu tive. Fui para casa com muita dor, prometi aos médicos que tomaria os remédios receitados em casa.
Com isso fiquei afastada pelo INSS, e só pelo fato de estar em casa, sentia alivio das dores, mas quando chegou perto do dia de retornar ao trabalho, piorei… Embora me sentisse mal, fechei os olhos e decidi tentar mais uma vez, foi difícil de suportar os minutos ali. Verdadeiramente meu maior sonho tinha virado meu maior pesadelo.
Mas tudo tem uma explicação não é mesmo? Voltando a túnel do tempo, lembro-me bem dos meus primeiros meses de trabalho, quando eu completei seis meses, a empresa decidiu iniciar um processo de terceirização, eles demitiram meu coordenador e me deixaram sozinha para resolver tudo… Tive que reestruturar o setor todo sozinha, treinei quatro pessoas para me coordenar e nunca tive meu trabalho reconhecido. Aquilo me incomodava profundamente e, eu nunca tinha associado o mal estar que sentia aqueles traumas. Fui otimista e boba achando que eles reconheceria meu esforço.
Depois que voltei a trabalhar, por insanidade, decidi começar um auto tratamento para me sentir bem, mas não adiantou, a dor só piorava, meu corpo rejeitava aquele lugar, não adiantava tentar, o barril tinha transbordado, eu começava a passar mal 2 km antes de chegar na empresa.
Acredita que aguentei essa situação por mais de oito meses?! No final de 2018 terminei a faculdade, a desculpa da faculdade tinha acabado, por insanidade insisti em ficar, trabalhei por mais cinco meses. Estava muito longe dos meus ideias e assim a minha segunda experiencia com a depressão aconteceu.
Como minha experiencia com a depressão mudou minha vida da água para vinho
Confesso que não tive forças para pedi demissão e logo passei a ter crises de choro, sentia medo, medo de depender da minha mãe, medo de ser uma profissional fracassada, medo de não pagar as contas, medo de ter o nome no SPC, medo de senti medo. Eu estava em um turbilhão de emoção. Super insatisfeita com minha vida.
É engraçado pois só agora consigo perceber o quanto aqueles sintomas estavam relacionados a anos de insatisfação.
Embora eu tivesse todas as técnicas para me curar, eu não conseguia ver o problema. Assim, precisava de um olhar externo. Com isso, decidi voltar as sessões com minha terapeuta.
Rapidamente ela me mostrou a causa. Era necessário ter uma atitude diferente em relação aquilo, mas menti para mim mesma, querendo ficar lá, naquele trabalho sufocante, estava presa as vozes da minha mãe e ignorei tudo que minha terapeuta havia falado e feito.
Algo em mim não queria superar aquela fase, me deixei levar pelos maus sentimentos. Comecei a senti que estava enlouquecendo e marquei consulta com um psiquiatra, ele mal olhou para minha cara e me prescreveu um antidepressivo e um ansiolítico.
Cheguei em casa aos prantos, aquele babaca me destratou. Bem que eu tinha uma resistência imensa a psiquiatria. Acredita que esperei duas horas e o médico nem se importou em fazer um anamnese, ó dia infeliz, por causa de médicos assim milhares morrem por hora, por falta de um olhar holístico. Meu esposo sugeriu buscar outro profissional, mas ignorei o conselho.
Comecei a piorar, chorava com tudo… Fui levada em uma emergência psiquiátrica, que por sinal me atenderam muito bem, o oposto do psiquiatra anterior, esse conversou comigo por mais de uma hora, me disse que se eu não saísse do trabalho, poderia ter problemas irreversíveis.
Tomei os remédios que ele passou, mas comecei a viver dopada, ficava fora de mim. Voltei ao centro psiquiátrico e ele me disse que era assim mesmo, iria demorar alguns anos para que eu percebesse uma melhora, não adiantava tomar o remédio e ficar no trabalho, ou seja, “colocando o dedo na ferida”. Depois disso, a ficha caiu, sai do consultório, decidida a parar com os remédio caros, e a pedir demissão.
As Plantas medicinais tratam depressão
Comecei o uso de plantas medicinais, tive ânimo na segunda xícara de chá. Também fiz mais uma sessão com minha terapeuta, e removemos o bloqueio para superar a depressão, assim tive coragem para pedi demissão. Foi a MELHOR decisão que tomei em todo a minha vida.
Estou curada da depressão, livre da angústia que me sufocava, livre dos choros constante, livre daquele trabalho toxico. Perdoe o que eles fizeram comigo e estou em paz.
Foi a Terapia Holística que pela segundo vez me trouxe de volta a vida. Me sinto livre para responder ao meu chamado.
Agora compreendo que qualquer pessoa está suscetível a um estado ruim como este, foi bom passar por esse caus, assim é mais fácil ajudar os outros a superar a temida depressão. Tem solução para você também, acredite!
Pense nisso
Quando você reprimi por muito tempo os sentimentos ruins, precisa se priorizar, fazer o tratamento e ficar longe do ambiente toxico, assim evitará recriar o caus mental/emocional/físico.
E você, o que tem feito para superar a depressão? Neste post falo sobre os possíveis tratamentos para você. Que aprender mais sobre a técnica que me curou? Confira aqui.
Que ser livre da depressão em poucas sessões e sem efeitos colaterais? Agende um horário