Os traços de caráter, são mecanismos de defesa que se desenvolveram do período intrauterino até cerca de 7 anos de vida.
A cada evolução psicomotora, traumas foram registrados em intensidade diferente. Pode até ser que tenha realmente ocorrido, ou pode ser apenas uma percepção da criança com relação a um momento específico em que ela estava.
O inconsciente oculta os traumas para poder sobreviver a dor de revivê-lo. Porém, quanto mais se tenta fugir da dor, mais ela se intensifica.
A cada sentimento sentido, o Universo valida mandando mais do que se está emanando, então se você se sentir sozinho, o Universo enviará mais situações para que você continue nesse sentimento. Ele não entende o que é bom ou ruim, apenas diz sim, a tudo que você sente. É um ciclo: pensar > sentir = criar a realidade (reviver tudo novamente), entendeu?
Essa lei Universal é fundamental para nossa evolução, foi descoberta pela Mecânica Quântica e, nos dá muito poder para alterar a realidade em que vivemos. Por isso é possível superar os traumas que te aprisionaram nesse loop de autossabotagem e bloqueios.
Sabendo disso, gostaria de lhe apresentar os cinco traços de caráter, que revelar os pensamentos e sentimentos que repetimos desde a infância até hoje. Revivemos os traumas sem ter consciência deles, por isso, afirmo: conhecer seus traços de caráter, te dará conhecimento, e conhecimento é poder!
Tipos de traços de caráter
Existe cinco traços de caráter, descobertos por Wilhelm Reich, pesquisador, psicanalista e escritor. Os traços de caráter são características únicas de cada pessoa. Embora exista mais de 7 biliões no mundo, notamos que cada uma tem mais ou menos evidências de cada traço de caráter.
Cada pessoa sentiu as fases de evolução psicomotora de forma diferente, alguns traumas foram muito relevantes, e outros pouco, relevante. Segundo Reich, os traços são: Oral, Esquizóide, Psicopata, Masoquista e Rígido.

Esquizóide – Dor Rejeição
Corpo Magro, ossos evidentes. Gosta do isolamento. Muito racional. Não sente nada. Não gosta de incomodar. Muito criativo

Oral da Falta – Dor Abandono
Corpo magro porém compartes moles e infantis. Gruda em todo mundo. Sente muito. Demostra os sentimentos. Adora pedir. Muito caloroso e comunicativo

Oral do Excesso – Dor Abandono
Acima do peso, corpo redondo, com partes moles e infantis. Gruda em todo mundo. Sente muito. Demostra os sentimentos. Adora pedir. Muito caloroso e comunicativo

Psicopata – Dor Manipulação
Corpo com formato de triangulo invertido. Conecta as pessoas. Muito vaidoso. Não sente nada. Muito sedutor e racional. Inspira as pessoas

Masoquista – Dor Humilhação
Corpo quadrado, achatado, denso. Muito calado, detalhista, perfeccionista. Sente muito mais guardar tudo para si. Proativo excelente executor.

Rígido – Dor Exclusão
Corpo uniforme, proporcional. Muito ativo, competitivo e sedutor. Muito racional e intelectual. Sente, mas foge do sentir.
Essas nomenclaturas, não se referem a transtornos de personalidade. Não tem nada a ver com a psicose (ausência de contato com a realidade). Portanto, está relacionada a neurose (contato com a realidade), que todos nos temos.
Também, preciso ressaltar que ao longo de mais de 20 anos de pesquisa, o Dr. Fernando Freitas, entendeu que também existe a pessoa com corpo magro, que da mesma forma, sofre com a dor/trauma do abandono, sendo assim, ele nomeou de oral da falta.
Te encorajo a olhar além do formato do seu corpo, porque o seu sofrimento, pode está relacionado a um traço de caráter oculto. Não aceite mais um rotulo, busque a causa real e não o sintoma do que te incomoda. Se atreva a mergulhar em você.
Traços de Caráter o que são e como identificar

Conhecer seus traços evidentes e ocultos, te dá poder sobre a sua realidade. Você pode voltar ao passado através da onda das infinitas possibilidades e ajustar como você se sentiu com relação a cada fase do seu desenvolvimento.
Assim, a bola de neve para imediatamente o crescimento. Onde havia manipulação da sua realidade, haverá somente a verdade e consciência. Isso parece mágico, mas não é. Se conhecer te dá controle sobre as suas forças e fraquezas. Também te capacita para identificar as oportunidades e ameaças.
Desnudar as camadas do caráter, é um processo que exige muito autoconhecimento, coragem para entrar em contato com a dor/trauma, bom ânimo para aceitar o que aconteceu, capacidade para perdoar, e autoconsciência para ressignificar e soltar o que nunca te pertenceu.
Realmente você apenas se enganou na sua infância e agora como adulto, você pode pegar na mão da sua criança, e seguir em direção a vida dando um futuro melhor para ela e para você.
Nada está separado, tudo está dentro do todo. Quando você desperta, se integra com a fonte, realmente pode viver seu propósito principal.
Além do formato do corpo

Dito isto, ressalto que os traços foram desenvolvidos para te proteger da dor/trauma, quanto maior, mais escondida ela estará. Assim ter a porcentagem do formato do corpo não é eficiente. A dor maior, ficou coberta por camadas, as máscaras, o que você permite que os outros vejam!
Segundo Carl Gustav Jung, renomado Psicoterapeuta e psiquiatra “onde tem máscara, tem sombra”. A sombra omite o self (essência), com isso impede que a realidade seja vista tal como é. Assim entendemos que a sombra é o traço oculto, que fica escondido de forma inconsciente para que você não tenha contato com o trauma/dor.
Contudo, o meio te induz a reviver constantemente os traumas infantis. Lembra da lei do universo que expliquei no início do post? Pois, bem! Chega um momento que a boca cala e o corpo fala, trazendo para a superfície doenças, escassez, sofrimento, solidão, etc. Com o objetivo de te fazer olhar para o trauma/dor principal, e te estimular a evoluir expandindo sua consciência.
Evoluir é obrigatório e se for preciso acionar o mecanismo do sofrimento, assim será. Então, pare de adiar seu crescimento, não espere para resolver esta questão daqui a x tempo. Busque um caminho urgente. O tempo urge e se algo está acontecendo com você, tem um proposito maior.
Quem protege/foge a dor, evita o prazer, portanto não tem qualidade de vida, logo nunca estará pleno. Por isso acaba vivendo a vida dos outros ou para os outros. Isso é jogar fora a oportunidade que lhe foi dada para estar aqui.
Ao entrar no piloto automático da mente que mente, você se diminui, passa a ser controlado por padrões mentais que você, nem mesmo tem consciência. Inclusive, eles podem ter vindo do seu sistema familiar, traumas da infância e meio em que vive.
- Quando você estará disponível para tomar o controle da sua vida?
- Quantas situações negativas você repetirá de forma compulsiva?
- Qual o seu ganho secundário (benefício) para reviver constantemente essas dores/ traumas?
Talvez, você sozinho, não consiga sair dessas situações negativas em sua vida. Entretanto, juntos podemos identificar a raiz desse caus que você está vivendo através da Análise Funcional do Caráter e, com isso transformar seu padrão mental por meio das técnicas mais eficientes e assertivas que existe.
Para finalizar, os traços de caráter, servem como uma bússola, dão um norte. Apenas um terapeuta experiente te mostrará o caminho e as formas para ajustar a sua realidade.
O contrário, também é verdade, o analista, que faz análise superficial, ou seja, não sabe usar a bússola, vai te levar para norte magnético (sintoma) em vez do norte geográfico (raiz do problema), então atenção a quem você entrega a sua saúde física e mental.
Te convido a dá um passo além, separa pelo menos 2 dias no mês para cuidar da sua saúde física e emocional, agende um horário e descubra como é leve, fácil e tranquilo ter a vida que você deseja.